quinta-feira, 19 de maio de 2016

Alunos do Guilhermina farão manifesto

Alunos da escola Guilhermina farão uma ocupação na escola, em apoio a greve dos professores e funcionários estaduais. O ato está previsto para as 14 hrs. A escola segue de greve por tempo indeterminado.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Passaporte para a leitura

Durante este mês acontece no museu municipal o projeto “Passaporte para a Leitura”, que busca incentivar e promover as novas gerações, a prática da leitura e encenação, em comemoração ao mês dedicado aos museus brasileiros. A coordenadora do museu Ione Acosta diz que o projeto é enviado ao IBRAN, para comprovar na lista o nome do museu de cada cidade e que participa do projeto.

Foto histórica

A foto acima pode ser considerada uma foto histórica. Não pelo fato da visita do secretário estadual de saúde João Gabbardo (ao centro), que é um momento único. Mas a foto é histórica, porque é a primeira de dois pré-candidatos do PMDB e SD. Cátia Siqueira SD, já é pré-candidata. O outro da foto é conhecido dos jaguarienses, o ex-prefeito Caio Jordão, que foi administrou por dois mandatos o município. Caio transferiu o seu domicílio eleitoral no último dia de transferência. E ao que tudo indica é o candidato a prefeito ao lado da Siqueira. Porém o partido insiste em dizer que não tem nada certo e que vão construir uma candidatura. 

Berger advogacia


Obras do centro de educação em ritmo acelerado

As obras do Centro Municipal de Educação, localizado no prolongamento da Avenida Severiano de Almeida, estão em ritmo intenso. O projeto orçado em R$ 3,5 milhões, do Ministério da Educação, mais a contrapartida da prefeitura de Jaguari, compreenderá um prédio com 12 salas de aula, refeitório, ginásio de esportes e área de lazer. A obra, que já deveria estar concluída, sofreu retardo na sua execução em razão de atraso de parcelas de recurso por parte do governo federal. A nova escola, denominada Centro Municipal de Educação abrigará os alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, oriundos da Escola Municipal São José, cujo prédio servirá para abrigar outros setores da administração municipal. O Centro Municipal de Educação está sendo construído pela Empresa MTX Construção de Palmitinho, região norte do estado. Anexo ao CME, o município deverá também construir uma escola do programa Proinfância, para abrigar cerca de 120 crianças do município.

Festa vermelha em Jaguari

A cidade recebeu a primeira festa colorada, foi no sábado dia 7 de maio no Clube União. Mais de 300 colorados foram recepcionar os ex-jogadores, Caçapava, Pinga e Fabiano. Uma carreata com aproximadamente 100 carros, percorreu as ruas da cidade. Além dos ex-jogadores vieram para a festa, as taças da libertadores e mundial, a musa do gauchão que é colorada e o ônibus oficial do clube. 

Fotos; Salete Piber

Alceu Moreira visita Jaguari nesta sexta-feira

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB), estará visitando o município de Jaguari nesta sexta-feira (27). Com chegada prevista para as 17 horas, o deputado federal fará uma visita ao Hospital de Caridade de Jaguari, para ver in loco ao Centro de Diagnóstico por Imagem, inaugurado em abril. O deputado recentemente destinou 230 mil para o Hospital, através de emenda parlamentar. O recurso destinou-se a aquisição de equipamentos para o hospital. Alceu Moreira deverá ainda se reunir com os companheiros peemedebistas, em um jantar de confraternização na noite desta sexta-feira. No sábado, ele concederá entrevista à imprensa local.

Jaguari poderá sediar a distribuição da chama crioula 2016

O município de Jaguari está se credenciando para sediar a cerimônia de distribuição da Chama Crioula de 2016 para os 12 municípios de integram a 10ª Região Tradicionalista. A decisão, veio de uma reunião realizada na segunda-feira (16), no gabinete do prefeito João Mário Cristofari, com o coordenador das cavalgadas da 10ª RT José Luiz Arce (Caburé), e o patrão do CTG Invernada do Chapadão Vinício Perlin Buzatta.

No encontro o prefeito João Mário Cristofari informou que, apesar das dificuldades financeiras por que passa o município como os demais municípios brasileiros, será buscado apoio e patrocínio junto a empresas e instituições, além do apoio material e humano da prefeitura, para viabilizar a realização do evento em Jaguari, uma vez que o mesmo tem por objetivo cultuar e promover a cultura e a história de Jaguari, da região e do Rio Grande do Sul. A decisão de qual município deverá sediar a distribuição da Chama Crioula, sairá do Encontro de Patrões que acontece no próximo dia 26, no CTG Invernada do Chapadão, em Jaguari. Na ocasião, as lideranças tradicionalistas jaguarienses apresentarão três razões para que o município possa sediar o evento este ano. A primeira delas é que o CTG Invernada do Chapadão foi palco da 1ª Convenção Tradicionalista do Rio Grande do Sul, fato que ocorreu em 1968. A segunda, é que em 7 de outubro deste ano a entidade estará completando 60 anos de atividades, uma vez que foi inaugurado em 1956. E a terceira razão, é que foi em Jaguari que residiu e faleceu a chamada heroína do Rio Grande Antigo, Apolinária Cardoso de Souza. De acordo com relatos históricos, ela foi sepultada em 25 de abril de 1940 no município e, depois foi transladada para Santiago. Caso Jaguari venha a ser definida como sede da cerimônia de distribuição da Chama Crioula, uma das atrações do evento, será a criação de um grande acampamento farroupilha na sede campeira do CTG Invernada do Chapadão, que oportunizará momentos de congraçamento entre os tradicionalistas da região, além de atividades culturais e artísticas.

Foto e texto; Miguel Monte.

Santiago; Sábado tem a noite do Flash Back no Clube Sete


sexta-feira, 6 de maio de 2016

Reconstrução da ponte; sem prazo pra início das obras

Os jaguarienses estavam esperançosos depois que o governador Sartori assinou o convênio para a reconstrução da ponte. O problema começou depois que as empresas que entraram no processo de licitação foram desclassificadas, pois não atendiam o edital aberto no dia 26 de abril. Outro edital foi aberto nesta quinta-feira 5, só que tem prazo para recurso e definição fica La pra metade do mês. Só ai saíra o edital para a escolha da empresa que fará a obra. E depois tem novamente recurso e a definição se estende pra metade de junho, quando começa o período eleitoral, impedindo legalmente a homologação. 

De Jaguari pra Brasilia

O jovem jaguariense Lucas Denardi Cattelan, que é acadêmico de direito da URI Santiago, participou na semana passada em Brasília, do Programa Estágio Visita, desenvolvido pela Câmara Federal.  O programa possibilita aos universitários de todo o país o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara e a forma de atuação de seus representantes. Para o jaguariense um momento impar da sua vida.

1ª Festa Colorado


Os colorados de Jaguari vão estar em festa neste final de semana. Não pelo fato do time disputar a final do gaúchão, mas porque a cidade recebe a 1ª festa colorada. Estarão no município os ex-jogadores Pinga, Caçapava e Fabiano, além do ônibus e troféu do clube. Durante o evento que acontece no Clube União haverá show com a banda Ataque Colorado. E o ônibus do inter percorrerá a principais ruas de Jaguari. 
Maiores informações entre em contato pelo fone; (55) 9697-1787

Onças novinhas

A onça, símbolo da cidade e que foi pichada no mês de março, foi repintada pela artista jaguariense Faustina Fiorin. O trabalho foi solicitado pela prefeitura, que ganhou todo o material para a restauração. Agora a outra onça que fica no trevo de saída para São Vicente, também será repintada. 

São Vicente do Sul; Baile em homenagem as mães


domingo, 1 de maio de 2016

Dia do trabalhador

Dia do trabalhador:
Tenho uma frase que carrego sempre comigo; "O trabalho é a única ferramenta que nos mantém em constante desenvolvimento pessoal e profissional". Assim desejo um feliz dia do trabalho a todos os amigos e leitores do blog do Felipe Domingos.

O Blogueiro.